Gisele Inada/ Consultora de mkt e Redatora

A OBESIDADE É UM DOS MAIS GRAVES PROBLEMAS DE SAÚDE QUE TEMOS PARA ENFRENTAR. EM 2025, A ESTIMATIVA É DE QUE 2,3 BILHÕES DE ADULTOS AO REDOR DO MUNDO ESTEJAM ACIMA DO PESO, SENDO 700 MILHÕES DE INDIVÍDUOS COM OBESIDADE.

A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30, segundo matéria publicada na ABESO.

Por muito tempo a obesidade não era vista como uma doença, mas hoje sabemos que a obesidade é uma doença crônica causada na maior parte das vezes pelo  excesso de ingestão de alimentos, ou seja, o individuo ingere uma quantidade de alimentos maior que é necessário para a manutenção basal e de suas atividades, com isso o corpo vai acumulando energia na forma de gordura e o peso sobe.

Algumas doenças também podem favorecer o ganho de peso, como por exemplo o hipotireoidismo, mais comum entre mulheres, onde a quantidade de hormônio da tireóide está abaixo do que é necessário para mantenção do metabolismo normal, com isso o metabolismo diminui, a quantidade gasta de calorias também e com o acúmulo de energia vem o ganho de peso. Uma outra doença muito comum que pode favorecer o ganho de peso é o diabetes, por isso é muito importante fazer seu check-up pelo o menos uma vez ao ano para avaliar os níveis de açucar, hormônios da tireoide, entre outros exames necessários.

Os PRIMEIROS sintomas associados à obesidade são FALTA DE DISPOSIÇÃO e ENERGIA para realizar as tarefas do dia a dia, seguido de alguns outros sintomas que estão descritos a seguir como falta de ar, dores corporais, falta de condicionamento físico, roncos e apneia do sono, alergias, manchas pelo corpo, infecções da pele; disturbios do ciclo menstrual, impotência sexual, varizes, ansiedade e depressão. Com o agravamento surgem: Hipertensão, Níveis anormais de gordura, Diabetes tipo 2 e até Infertilidade.

Detalhe: nem sempre a obesidade é detectável a olho nu e está relacionada ao índice de massa corporal ou IMC. Acima de 30 kg/m² é considerado obeso. 

 

 

REFERÊNCIAS bIBLIOGRÁFICAS

  1. https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/
  2. https://bvsms.saude.gov.br/obesidade-18/
Eu sou uma imagem

Se increva em nossa Newsletter

Receba em primeira mão todos as matérias e informes publicados pela Vip Wal;k-in Clinic.

Vip Walk-in Clinic

12139 S. Apopka Vineland Rd. Orlando,

FL 32836

InstagramFacebookYouTube