Nos Estados Unidos, o câncer de próstata representa o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. De acordo com dados da American Cancer Society (ASCO), estima-se que, até o ano de 2023, cerca de 288,3 mil novos casos dessa doença serão diagnosticados, infelizmente resultando em 34.700 mortes atribuídas a esse câncer.
Embora o câncer de próstata possa afetar qualquer homem, existem diversos fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver a doença. Dentre esses fatores, podemos destacar a idade avançada, histórico familiar da doença e etnia (sendo mais prevalente em homens mais velhos e afro-descendentes).
Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de próstata, na fase inicial, pode não apresentar sintomas. No entanto, quando os sintomas surgem, os mais comuns incluem:
☑️Dificuldade em urinar;
☑️Retardo no início da micção;
☑️Presença de sangue na urina;
☑️Redução do fluxo urinário e necessidade de urinar com maior frequência durante o dia ou à noite.
É fundamental que os homens estejam conscientes desses sintomas, especialmente se pertencerem a grupos de maior risco, e busquem avaliação médica.
O Dr. Daniel Kitner, renomado médico da VIP Walk-In Clinic, enfatiza que a dosagem do PSA no sangue é a ferramenta mais importante da parte clínica. Recomenda-se que homens com 50 anos ou mais façam essa avaliação anualmente. No entanto, em casos de afro-descendentes ou na presença de histórico de câncer de próstata em membros da família diagnosticados antes dos 50 anos, é aconselhável antecipar essa avaliação em até 10 anos. É importante ressaltar que, em homens usando terapia de reposição de testosterona, deve-se ter ainda mais atenção ao PSA, por conta da possibilidade de a testosterona estar associada a maior risco de câncer de próstata.
Durante o mês de novembro, a VIP Walk-In Clinic está oferecendo promoções exclusivas, permitindo que os homens possam dedicar-se ao cuidado de sua saúde.
Confira abaixo nossas promoções: