O exame de sangue oculto nas fezes não é um teste para diagnóstico de câncer do cólon, mas funciona como uma forma de triagem, ou seja, caso o paciente apresente sangue oculto nas fezes será solicitado uma colonoscopia para avaliação. O sangue nas fezes quase sempre não é detectável a olho nú, por isso a necessidade do exame para detecção precoce.
Além disso é um exame não invasivo, barato e simples de fazer.
A Vip Walk-in Clinic, junto com sua equipe médica, optou por incluir esse exame na lista de serviços pelo custo benefício, "nossos pacientes às vezes ficam anos sem fazer uma colonoscopia, o exame ajuda na detecção da doença", diz Cristina Faria, CEO da Vip Walk-in Clinic.
Agora você deve estar se perguntando, será que devo fazer? Bom, se você tem acima de 45 anos, de acordo com o colégio americano de gastroenterologia a recomendação que fazemos é que vale a pena investir nesse exame. Caso tenha histórico familiar de câncer de colón no intestino, ou qualquer outra condição que o preocupe, fale com seu médico.
Para solicitar é bem simples, basta falar com o médico no ato da consulta ou mesmo solicitar que as meninas do front desk coloque uma observação no seu agendamento.